sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AS MULHERES E O AIKIDO

     No Aikido a igualdade entre homens e mulheres pode ser vista em todos os treinamentos, pois as características do Aikido e suas técnicas não exigem força, muito pelo contrário necessitam de sensibilidade, percepção, sutileza, timing e inteligência. Além de paciência e dedicação no seu aprendizado. Todas estas e outras são características natas da mulher, por isso o Aikido ser tão indicado à mulher.

     O Aikido provê segurança, capacidade de defesa, determinação e segurança sem “masculinizar” a mulher, pelo contrário lhe confere equilíbrio e elegância, desenvolve a postura, coordenação motora e economia de movimentos tornando-a mais organizada e hábil em suas tarefas. A capacidade de concentração, paciência e relaxamento que se adquire através da pratica do Aikido auxiliam em vários aspectos do dia-a-dia seja no trabalho, estudo, vida doméstica e social.
    
     As técnicas, movimentos e exercícios respiratórios modelam o corpo e auxiliam na regulação de vários sistemas corporais, tais como: cardiovascular, respiratório, ósseo, etc. Auxilia também na diminuição do estresse e ansiedade.
    
    No mundo de hoje, infelizmente é quase obrigatório à mulher saber se defender, e nada melhor que uma arte que ofereça inúmeras formas eficientes e eficazes de se defender sem que para isso sejam necessários treinos “militares”, que violentem sua índole e personalidade ou educação, tornando-a ou incentivando a agressividade. O Aikido produz uma segurança pacifica e tranqüilizadora, que nasce de uma certeza inteligente sem colocar o praticante em risco desnecessariamente.
texto gentilmente cedido pelo blog MINAMOTO DOJO


2 comentários:

  1. cada vez mais me convenço de que a melhor coisa que fiz, pra mim, é ter entrado no AIKIDO!
    Obrigada mesmo Luiz Sensei *-*

    ResponderExcluir
  2. Que bom que está gostando e está lhe fazendo bem. Esse bem estar é o mais importante para que você se sinta a vontade e desenvolva a arte. E que cada vez mais mulheres possam se identificar como você.

    ResponderExcluir