"O AIKIDO"

     Aikido é uma arte marcial originária do Japão, criada por Morihei Ueshiba, O-sensei (1883 - 1969), que buscou unir as atividades do corpo e mente seguindo as leis da natureza. Os movimentos do aikido procuram ser naturais ao ser executados buscando sempre não-resistência com muito vigor, não utilizar de força física, porém cheio de energia.

Morihei Ueshiba (O SENSEI)
    Para compreender mais a fundo o aikido que ocorre naturalmente com o tempo de treino, o praticante precisa sempre estar buscando nos treinamentos, “SENTIR” o aikido nos movimentos, respiração e por fim na intenção de quem ocupa o papel de agressor(UKE).
     Através do confronto e treino físico, aprendemos gradualmente a abandonar as nossas tendências reativas para nos defender e a modificar a nossa atitude para permanecermos abertos e indefesos, por muito paradoxal que isto possa parecer.
     Ter um espírito aberto e receptivo sob pressão proporciona uma melhor percepção do que de fato está a acontecer numa dada situação e, estando numa postura descontraída e calma, longe das posturas defensivas geradas pelo medo, estaremos em muito melhor posição para responder com maior flexibilidade e liberdade.
     Uma atitude de defesa e rigidez não são tão funcionais enquanto estratégia de gestão de conflitos em comparação com uma atitude de serenidade e flexibilidade.

Kanji AIKIDO
      Marcialmente falando, o aikido usa técnicas de TAI JUTSU (corpo a corpo), utilizando de imobilizações, torções e projeções. Porém essas técnicas foram forjadas por MORIHEI UESHIBA ba- seadas nas técnicas do TAI JUTSU, KENJUTSU (espada) e JOJUTSU (bastão curto).
     Pelo fato de tentar não usar força no AIKIDO para execução dos movimentos, os mesmos não podem ser fragmentados por setores como por exemplo usar apenas um braço para tentar conduzir, desequilibrar, torcer e imobilizar. Utiliza-se todo o corpo em sincronia com a respiração que potencializa muito mais o resultado final.
     Por essa ótica, ninguém leva vantagem por ser pequeno ou grande, fraco ou forte e assim, explica-se porque o AIKIDO pode ser praticado por crianças, jovens e adultos, de ambos os sexos todos ao mesmo tempo.
     Não há espírito de competição e sim um sentimento de companherismo e ajuda mútua indo além dos desejos de glória pessoal. A busca é mais interior.
     A verdadeira luta e o grande adiversário encontra-se dentro de nós mesmos em forma de inseguranças, medos , dificuldades, conflitos pessoais etc. Procuramos buscar essa “vitória” através dos treinos regulares.
     “O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia conosco e com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário".