sábado, 18 de dezembro de 2010

VISITA À ACADEMIA CENTRAL - SP

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2010 estive na cidade de São Paulo, para participar da confraternização anual entre praticantes de AIKIDO de todo o brasil ligados à ACADEMIA CENTRAL. Participamos do treino geral, que aconteceu no dia 11 seguido de exame de faixas coloridas.
No dia 12 houve o treino para faixas pretas seguido de exames para SHODAN, NIDAN, SANDAN E YONDAN, ocasião essa que prestei meu exame para NIDAN. Foram quase 7 anos como SHODAN. Muito tempo? Não. O tempo é relativo à cada pessoa. Se esse foi o meu tempo, é porque era pra acontecer agora e não antes. E esse tempo todo me proporcionou treinar com muitas outras pessoas. Conhecer novas técnicas, passar por inúmeras variações e me aperfeiçoar.

 Minha eterna gratidão a SENSEI OLDAIR que esse tempo todo vem me aperfeiçoando sempre que surgia uma oportunidade de nos encontrar mesmo depois deixei de conviver no dia a dia em uberlândia e continua me orientando mesmo de longe. Essa promoção também é culpa de todos meus amigos que praticaram comigo todo esse tempo e me deram a oportunidade e melhorar cada dia. Meus amigos de uberlândia, Ouro Preto, São Paulo, do sul do país, meus alunos e amigos de Coronel Fabriciano e ipatinga que ficaram na torcida, em especial a Charles Richet, amigo de  longa data que felizmente reencontrei em São Paulo e que foi meu UKE.
 Ainda tive o prazer de conhecer SENSEI MATIAS, reencontrar SENSEI NAGAO, SENSEI ONO e tantos outros que a tanto tempo não via.


E por último, porém não menos importante quero agradecer ao MAGNUS, que me recebeu e rodou comigo pela cidade. Amigo e um dos primeiros a treinar comigo depois que voltei pra terrinha e que agora está em São Paulo treinando na academia central.

É isso! NIDAN. E agora? Mais responsabilidades, mais estudo e mais treino!
 

sábado, 20 de novembro de 2010

Dois anos de AIKIDO em Coronel Fabriciano

     Mais um ciclo se fecha hoje! Outro começa amanhã! É isso mesmo! Completamos 2 anos de AIKIDO em Coronel Fabriciano. Muitas pessoas passaram por aqui para conhecer a arte. Umas não conseguiram assistir o aquecimento. Outras assistiram o treino até o fim. Outras fizeram até uma aula experimental. Algumas foram mais longe e treinaram durante algum tempo mas por motivos de força maior não puderam continuar. Tivemos visitantes de outras academias. Nossos amigos de ipatinga e até mesmo de outros estados. Finalmente, porém não menos importante, algumas como a pessoa que escreve essas linhas, ficaram. E continuam até hoje.
    Todos que um dia chegaram para assistir um pouco, assistir uma aula inteira, fazer uma aula, treinar durante um tempo e mergulhar definitivamente nessa arte marcial são de grande importância para nós.
                                    POR QUE?
   Eu lhes digo agora. Todas elas fazem parte da nossa história. Constroem a HISTÓRIA do AIKIDO em CORONEL FABRICIANO e vão fazer HISTÓRIA aqui. Aos que ficaram, estão até hoje treinando, evoluindo e descobrindo mais sobre o que é AIKIDO. Não só dentro do tatame mas no dia a dia, PERSEVERANÇA e serão PIONEIROS.

    Graças aos ensinamentos deixados pelo fundador MORIHEI UESHIBA "O SENSEI", e todos os outros grandes mestres, procuram cada dia mais entender "O QUE É AIKIDO" através da leitura, vídeos, seminários e nos treinos diários. E assim, vamos formando uma nova família. Treinando juntos, rindo juntos(ainda não tivemos motivos pra chorar), saindo juntos e aprendendo juntos, pois nessa arte o aprendizado é infinito. A cada ensinamento novo, o mesmo gera um turbilhão de questionamentos que aos poucos vão se transformando em respostas, novos conhecimentos e assim esse ciclo não para.

   
 Poderia ficar aqui falando muito sobre tudo o que tem acontecido nesse tempo todo, mas ia ser muita coisa. E isso porque temos apenas DOIS ANOS. Agradeço a todos que contribuíram e contribuem para que o AIKIDO continue. Facilitadores para o início da caminhada. Amigos que começaram a treinar no início pela simples vontade de treinar. E aos alunos que fazem com que essa arte aconteça. Como sabem, não existe AIKIDO sem um parceiro. É ele que confia e empresta o seu corpo para que possamos treinar. Por isso, nunca é demais dizer:
         CUIDEM BEM DO SEU COLEGA DE TREINO! RESPEITEM SUAS LIMITAÇÕES!
Só assim ele se sentirá bem e confiável para treinar novamente e evoluir sempre.




PARABÉNS A TODOS POR MAIS UM ANO.

Luiz Fernando - (SHODAN)

domingo, 7 de novembro de 2010

CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS

    Já é notório de todos que praticam a mais tempo, que o AIKIDO é uma arte muito rica em vários aspectos. Marcialmente falando aprendemos manobras para defesa pessoal sem uso da força bruta com muita serenidade, energia e de mãos vazias(TAIJUTSU), aprendemos a utilizar e enxergar a versatilidade e rapidez do bastão curto(JOJUTSU), aprendemos a manejar e admirar a plasticidade e a tenacidade da espada de madeira(BOKKEN).
    São tantos técnicas, movimentos e tantas variações que com o decorrer do tempo e prática fundem-se fazendo surgir outras novas tornando impossível marcialmente dizer "EU SEI AIKIDO" principalmente porque, essa "MARCIALIDADE" é o caminho que todos os VERDADEIROS praticantes de AIKIDO utilizam para buscar a harmonia entre corpo, mente e espírito e depois com o próximo.
    Daí em diante vamos para o outro lado do que aprendemos na prática do AIKIDO. O lado filosófico e cultural. Com os profundos ensinamentos deixados por Morihei Ueshiba "O SENSEI" para que o aikido não fosse apenas mais uma arte marcial e sim um modo de vida. Uma forma de contribuir para a paz entre as pessoas e povos. Que uma vez iniciado a prática, o aikido fizesse parte da vida de cada um. No Dojo nos dias de treino; em casa, com a família e amigos, no trabalho, na escola,  o trânsito. Não importa o que estivesse fazendo sempre buscando essa integração corpo, mente e espírito, buscando estar sereno e focado evitando o descontrole emocional e consequêntemente evitando certos dissabores.
    Culturalmente e historicamente aprendemos mais sobre os costumes japoneses da época e consequentemente o que tem mudado daquele tempo para os dias de hoje onde alguns costumes mudaram e outros se mantem firmes e rígidos buscando não perder a identidade dos ancestrais. Além de toda essa gama de conhecimentos a ser adquiridos alguns SENSEIS também acabam por ensinar a seus alunos outras lições que eles adquiriram no decorrer de sua vida. No meu caso, tive a grande sorte de aprender um pouquinho com meu Sensei sobre massagem relaxante usando as palmas das mãos e as pontas dos dedos(SHIATSU) e exercícios para controle da respiração e energia.
    Sendo assim tudo o que aprendi tento transmitir aos novos praticantes, meus alunos e amigos que treinam comigo. De minha parte incentivei e ensinei a cada um como confeccionar seu próprio bastão(JO) e espada de madeira(BOKKEN). Alguns terminados e outros a começar. Por isso cada aula é importante para ficar sabendo das novidades.

À cada, falta muitos desses conhecimentos extras são interrompidos ou as vezes não seguem uma continuidade ou até mesmo perdidos. Por exemplo, devido às dúvidas sobre a língua japonesa e as palavras que são utilizada diariamente nos treinos foi feito uma proposta aos alunos que foi bem recebida. Adicionar alguns minutos depois da aula de sábado para estudar juntos JAPONÊS. Isso mesmo. A primeira aula já aconteceu e foi muito legal. Por isso àqueles que quizerem aventurar-se e estudar conosco, procurem ficar por dentro do que já foi estudado e pedir o material da primeira aula. Vamos aproveitar esses momentos para crescer e aprender juntos. No AIKIDO o aprendizado é para o resto da vida e o mesmo não tem fim. Como disse um sábio uma vez "...Não fique cheio de seus próprios pensamentos e ideias...". Mantenha-se vazio e receptivo à novos conhecimentos, assim cada dia você irá aprender uma coisa nova e nunca será o suficiente. Aproveitem!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

1º Seminário de Aikido de Coronel Fabriciano

Depois de meses de planejamento, realizou-se nos dias 25 e 26 de setembro o 1º seminário de AIKIDO em Coronel Fabriciano-MG ministrado por Sensei OLDAIR AMADEU 4º DAN de Uberlândia-MG, tendo como ilustres convidados os amigos do DOJO MINAMOTO de IPATINGA que vieram engrandecer esse importante evento.
Como acontece em seus seminários OLDAIR SENSEI, sempre reserva uma surpresa aos praticantes. Para os iniciantes na arte, a oportunidade começar a entender realmente o que é AIKIDO. Aos mais graduados, ampliar um pouco mais o leque de conhecimento e entendimento por um ponto de vista totalmente diferente. Mais do que técnicas de projeção, imobilização e torção, o foco principal abordado foram temas filosóficos e ideológicos sobre a origem do AIKIDO na época de MORIHEI UESHIBA (O SENSEI).
E aí que vem a surpresa. Os conhecimentos fundamentais teóricos "O QUE É AIKIDO" não foram apenas transmitidos com o risco de se perder com o tempo. Como a arte propõe, através da repetição incessante dos katas em busca do refinamento da técnica, aconteceu o mesmo com a explanação feita por SENSEI OLDAIR, buscando a fixação do conhecimento a nível de "SABER" e em outro momento todos puderam experimentar a nível de "COMO FAZER" essa compreensão da união CORPO E MENTE, AQUI E AGORA lutando contra o único adversário que um AIKIDOCA pode ter; ele mesmo, seu ego, pensamentos dispensáveis, que tanto nos tiram do nosso foco desperdiçando nossa energia.
As técnicas marciais do aikido são apenas uma forma, um meio, um caminho(DO) de se conseguir esse controle. Movimentos por movimento, existem vários de várias artes marciais que se pode levar um oponente ao chão ou poder se defender, mas o VERDADEIRO AIKIDO é mais que uma técnica de defesa ou luta.
Aconteceu nesse seminário o Primeiro exame de faixas do DOJO JISEISHIN AIKIDO em CORONEL FABRICIANO, onde foram promovidos 5 praticantes(2 faixas amarelas, 2 faixas roxas e 1 faixa verde) tendo como avaliadores Sensei Oldair Amadeu (4º DAN), Sensei Nicolau Castro Apoena (2º DAN) e este que vos relata, Sensei Luiz Fernando (1º DAN).
Em nome de todos os alunos DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA Sensei Oldair Amadeu por aceitar nosso convite e deixar mais claro o objetivo do AIKIDO. Nosso muito obrigado a Sensei Nicolau e seus alunos pelo apoio, participação e cada vez mais integração desse grupo no vale do aço.
Agradeço também à todos que direta ou indiretamente contribuíram para que esse evento fosse um sucesso. Professor Tasso Guerra -  UNILESTE-MG, Rodrigo Gomide - Academia GOMIDE de Taekwondo nosso muito obrigado.




quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PROJETO SETEMBRO - SEMINÁRIO DE AIKIDO

Setembro chegou. E chegou mais rápido que imaginávamos. No final da semana que vem, dia 25 e 26, já acontece o 1º SEMINÁRIO DE AIKIDO DE CORONEL FABRICIANO. Tudo pronto para a chegada dos convidados. O pessoal continua treinando. Só falta ajeitar algumas coisinhas. Aqueles que desejarem assistir o evento, favor entrar em contato pelo e-mail jiseishin.aikido@gmail.com para ver a disponibilidade.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PROJETO SETEMBRO

Bem, parece estar tudo caminhando tranquilamente. Com a contribuição de todos, o "PROJETO SETEMBRO" está prestes a se tornar realidade. Nos dias 25 e 26 de setembro haverá o primeiro seminário de AIKIDO em Coronel Fabriciano que será ministrado por SENSEI OLDAIR AMADEU (4° DAN) de UBERLÂNDIA. Aguardamos também a presença de amigos AIKIDOCAS de OURO PRETO e IPATINGA, convidados e alunos do curso de Educação Física do UNILESTE. É com muita alegria e ansiedade que os alunos de Fabriciano aguardam esse evento. Até lá algumas medidas ainda a serem tomadas, mas o mais difícil já foi conseguido que seria o espaço para o evento, conseguido através do Prof. Tasso Coimbra Guerra, Coordenador do Curso de Educação Física da UNILESTE-MG e o apoio da ACADEMIA GOMIDE através do Prof. de TAEKWONDO Rodrigo Gomide(3º DAN) . Enquanto setembro não chega, continuemos os treinos.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Grande pequeno grupo

Pois é! O grupo está crescendo. E pensar que a algum tempo atrás nosso grupo contava com duas pessoas. Naturalmente as coisas seguem seu caminho, sem que pra isso seja necessário forçar a barra. Assim é o AIKIDO. As pessoas que procuram a arte é porque se identificam com sua filosofia e seu modo de buscar sempre melhorar a sí mesmo e ajudar ao próximo. Porque sem o próximo não há AIKIDO.Assim, amigos convidam amigos que tem a mesma índole e que buscam um mesmo caminho dentro do AIKIDO. Às vezes até se encontram por aqui, em busca da mesma coisa, como se as energias positivas atraíssem uns aos outros para um único polo, por mais fisicamente impossível que isso possa parecer.
Então, que continue assim. Crescendo devagar e sempre com pessoas tranquilas, de bem, que buscam no AIKIDO muito mais que uma arte marcial, e sim um modo de vida mais saldável, amigável, divertido, fraterno e que prepare nosso corpo e espírito para os desafios do dia a dia.



sexta-feira, 7 de maio de 2010

Exame de faixas em Uberlândia

Aguardado e programado desde novembro de 2009, logo após o Seminário em Ouro Preto, aconteceu no dia 24 e 25 em Uberlândia, na Academia MASAKATSU o Koshukai e o Exame de faixas sob orientação de SENSEI OLDAIR AMADEU(4º DAN). Estavam reunidos nesse evento, Alunos de Uberlândia, Patos de Minas, Goiânia, Ouro Preto e Coronel Fabriciano. Ocasião que ficará guardada na memória dos que participaram por terem oportunidade de confraternizarem e trocar experiências com os antigos e novos amigos que foram feitos.
A oportunidade única de ter a possibilidade de conhecer e treinar com Sensei Oldair de uberlândia, grande responsável por toda essa nova turma de praticantes que surgem através de seus alunos SHODANS que estão em outras cidades, mas que de coração continuam ligados à ele e seus conhecimentos. Acredito que todos os que foram souberam aproveitar muito todos os momentos tanto nos treinos quanto nos momentos de descontração.
Meus agradecimentos em nome de todos aqui de Fabriciano à SENSEI OLDAIR por tudo, por seu conhecimento transmitido, pelo aperfeiçoamento e aos amigos de uberlândia pela acolhida. Foi um prazer treinar aí com vocês novamente.

Obrigado aos amigos SHODANS pela ajuda nos treinos de aperfeiçoamento, em especial a SENSEI FRED pela grande ajuda novamente para tornar possível tantas pessoas daqui de Fabriciano poderem ter participado. Obrigado aos alunos de FRED sensei pela agradável e divertida companhia. Mais uma vez confirmando essa empatia e amizade. Se tudo der certo, até setembro... uhuuuuuullll.

terça-feira, 4 de maio de 2010

TREINOS DE JO E BOKKEN

Chega de moleza né? Acabou a mamata. Agora que passou a época do exame como prometido iremos voltar aos treinos com JO e BOKKEN nos domingos.
A princípio 2 vezes por mês. Para os interessados a acompanhar os treinos sujiro que providenciem suas armas porque na academia não há bastão para todos (apenas 3). O mais rápido é comprar nas casas especializadas em suprimentos para agricultura.
Na PINTO COELHO encontrei o "Cabo de enxada" que utilizaremos pra fazer o JO e "Cabo de Machado" que moldaremos o BOKKEN. Prestem bastante atenção no peso, qualidade, alinhamento da madeira e se a mesma não contem trincados. Depois que todos ou a maioria estiverem com o material em mãos combinaremos um dia para dar o acabamento nas armas.
Então é isso... Quem quizer pode comprar só o material para o JO que é mais rápido de terminar e deixar o BOKKEN pra depois.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Peixe Fresco

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém, as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas.Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o Tamanhodos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca.Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar.Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não eramais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.Para resolver este problema, as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos.Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo.Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então, as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros.Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, "como sardinhas".Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debaternão se moviam mais.Eles chegavam vivos, porém cansados e abatidos. Infelizmente, osjaponeses ainda podiam notar a diferença do gosto.Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor.Os consumidores japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não, o gosto de peixe apático.Como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram trazerao Japão peixes com gosto de puro frescor?Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?Antes da resposta, leia o que vem abaixo :Quando as pessoas atingem seus objetivos - tais como, quando encontramuma namorada maravilhosa, quando começam com sucesso numa empresa nova,quando pagam todas as suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões.Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então, relaxam. Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria, que gastam todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e de donas-de-casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta. Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples.L. Ron Hubbard observou, no começo dos anos 50 :"O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador".Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema.Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques, nos seus barcos. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito viva". E fresca no desembarque.Tudo porque os peixes são desafiados, lá nos tanques. Portanto, como norma de vida, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles.Massacre-os.Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista. Se reorganize! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores.Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objetivos do seu grupo, da sociedade e, até mesmo, da humanidade.Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele.Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.
"Ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar".

quinta-feira, 8 de abril de 2010

História ZEN do dia.

Certa vez questionaram a um Monje:
Mestre, segundo o ZEN a mente é o BUDA, certo?
Ele respondeu:
_ Se eu disser sim, achará que sabe sem realmente saber; se disser não, negarei o que todos sabem que é verdade.
Mais uma vez perguntou:
Para onde as pessoas iluminadas vão após a morte?
_ Não sei.
Por que não sabe? perguntou assustado!
O monje calmamente levantou-se e saiu dizendo:
_ Porque ainda não morri.


Não pense nisso... Procure praticar.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Treinos com bastão (JO) e espada de madeira (bokken)

Nesse feriado começaram os treinos com armas ao ar livre. Visando não causar danos ao tatame do dojo e ter maior liberdade para os movimentos preferimos fazer esse treino à parte. Encontramos um local ideal para a prática em ipatinga, no parque ipanema, guardados do sol por uma enorme sombra das árvores do local.
Ainda não temos bastões para todos e pra ajudar acidentes misteriosos levaram a quebra de dois. Então seria legal que os interessados a fazer os treinos adquirissem suas armas. Espero que os que foram tenham gostado, e os que não puderam comparecer fossem da próxima para caminharmos juntos nesse outro tipo de treino que o aikido oferece e que possam conhecer melhor a origem dos movimentos forjados por MORIHEI UESHIBA através da espada e do bastão curto.
Até a próxima!

Historinha ZEN do dia

Quando um cego saía da casa de um amigo, este lhe entregou uma lanterna. Não preciso dela, disse o cego. Para mim, tanto faz se é dia ou noite.

Eu sei, disse o amigo, mas se não tiver uma lanterna, alguém pode esbarrar em você. Está bem disse o cego, e seguiu seu caminho.

Durante o percurso deu uma trombada com alguém. Nervoso perguntou:

_ Não pode ver uma lanterna na sua frente?

A pessoa atordoada respondeu:

_ Ei, amigo, sua lanterna estava apagada!



quarta-feira, 31 de março de 2010

Pensamento ZEN do dia...

Um dia, um estudioso procurou um Mestre chamado NANIN para perguntar-lhe sobre o ZEN. Nanin ofereceu ao visitante uma xícara de chá. Ele despejou o chá numa xícara e, quando estava cheia, continuou a despejá-lo. O estudioso espantado disse:

_ Mestre, basta! Está cheia!

Então o mestre lhe disse:

_ Você é como esta xícara - cheio de seus próprios pensamentos e idéias. Se não ficar vazio primeiro, como posso ensinar-lhe sobre o ZEN?

_ Compreendo. Disse o estudioso

* Esvazie-se, só assim estará pronto para absorver novos conhecimentos.

Pense nisso...

terça-feira, 30 de março de 2010

Pensamentos ZEN do dia

Olá pessoal... Tudo começou como uma brincadeira de bom gosto para que eu mesmo e vocês alunos pensassem sobre e conhecessem um pouco do ZEN. Todo dia mandava um pensamento ZEN. Como a coisa pegou e quando eu não postava vocês me cobravam via msn, resolvi agora postar aqui no blog. Quem sabe assim vcs podem treinar também seu ponto de vista. Esse é o exercício. Ainda não é o que eu quero que seria a história. Quando tiver tempo eu faço hehehe. Por enquanto vai um desenhinho...
Pense nisso...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Visitas ao DOJO

Esses dois últimos fins de semana foram especiais para todos que treinaram. Tivemos visitantes de outras academias que vieram treinar e somar conosco experiências e mais conhecimentos. Creio que todos que treinaram nesses dois sábados puderam aprender mais com os convidados.
No sábado do dia 06 de março de 2010, tivemos o prazer de receber em nosso DOJO, dois faixas verdes alunos de Sensei Nicolau Apoena, (2º DAN) de Ipatinga (MINAMOTO DOJO).
Ramon e Ricardo com quem eu já havia treinado em ipatinga por duas vezes em ocasiões especiais. Uma, em um SEMINÁRIO dado por SENSEI ALCINO LAGARES seguido de exame e na segunda, em um treino geral seguido de exame de faixas.
Dessa vez, quem não teve a oportunidade de ir nesses dois eventos, pode interagir, trocar experiências e aprender com nossos dois visitantes. Infelizmente os horários de fabriciano e ipatinga coincidem durante a semana, senão essa troca poderia ser mais constante, e poderíamos também ir treinar juntamente com todos eles em ipatinga.
No sábado do dia 13 de março de 2010, recebemos a ilustre visita de um casal de AIKIDOCAS Alessandro Bertolini (SHODAN) e sua esposa Camila (4º KIU) alunos de SENSEI GILBERTO MARECOS (4° DAN) de Curitiba (SHUGYO DOJO). Ambos, Alessandro e Camila, estão passando um período em Contagem, Belo Horizonte a trabalho e vieram fazer essa visita e treinar conosco. Mais uma vez os alunos que treinaram nesse dia puderam ter o privilégio de treinar com AIKIDOCAS mais experientes, e aprender muito. Alessandro e Camila ensinaram muito a todos nós sem precisar dizer muito. TÉCNICA, POSTURA e ETIQUETA. Pontos fortes e preciosos para um grupo novo de AIKIDO. Apesar do calor, creio que o conteúdo do treino superou o incômodo. Os alunos que treinaram durante quase 3 horas gostaram muito de mais uma oportunidade de treinar com Aikidocas mais graduados.
No final, Alessandro disse algumas palavras sobre a importância de fazerem parte de um grupo novo de AIKIDO e pontos importantes, como GIRI (GRATIDÃO) aos mestres que me fizeram recordar de quando também era um iniciante e ouvi essa palavra pela primeira vez. Desde então é fundamental na minha vida.
Infelizmente, a pessoa que lhes escreve, esqueceu de registrar esses momentos com fotos e vídeos. Assim, esse post não terá fotos. Minhas desculpas à Ramon, Ricardo, Alessandro e Camila.
Certamente os momentos estão gravados na memória e no coração de todos nós. Da próxima vez será bem registrado para fazer parte da história do AIKIDO em Coronel Fabriciano.
DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Iniciante e Graduado.

Em toda grande organização como todos sabem, há sempre uma HIERARQUIA a ser respeitada. Assim, acontece também nas artes marciais. No AIKIDO não é diferente, respeitando rigidamente essa ordem.
Para entendermos melhor a nossa Hierarquia irei descrever rapidamente aos MESTRES a quem devemos respeito e, sobretudo gratidão, especificamente me referindo à AIKIKAI (Japão) e União Sul-Americana de AIKIDO.

Morihei Ueshiba, “O Sensei”, primeiro DOSHU(Líder do Caminho)
Kisshomaru Ueshiba, filho de “O Sensei”, foi o segundo DOSHU, sucedendo seu pai.
Moriteru Ueshiba, neto de “O Sensei”, filho de Kisshomaru é o atual DOSHU.
Reishin Kawai, 8º DAN (in memorian) introdutor do AIKIDO no Brasil.
Oldair Amadeu 4º DAN (Dojo Sho), responsável pelo grupo na região.

Sendo assim, devemos sempre respeitar os mais antigos na prática do aikido, mesmo que eles tenham menos idade. É de suma importância que não deixemos essas regras de etiqueta e respeito de lado para que a tradição da arte marcial não se perca.
Ao mesmo tempo é preciso nos policiar. À medida que o praticante de aikido vai se graduando ele tem que ter consciência que a responsabilidade vai aumentando. O pensamento de que agora é um “graduado”, independente da cor da faixa deve ser levado muito a sério e não apenas no sentido de ser “MAIS” que o outro, que ainda está iniciando ou caminhando para chegar lá.
Muitos alunos têm a visão equivocada de que ao chegar à faixa preta (SHODAN), ele já sabe AIKIDO. Quando isso acontece, ele começa a pensar que não está mais aprendendo nada novo, que está mais ensinando aos “iniciantes” do que sendo ensinado como “graduado” pelo sensei em técnicas mais avançadas. Começa a ficar insatisfeito e/ou sai da academia, procura outra ou começa a dar aula por conta própria.
Ele tem que entender a necessidade de amadurecer tanto tecnicamente como espiritualmente (internamente). Ensinar é a melhor forma de aprender e enxergar nossos próprios erros. Ter humildade pra reconhecer que, apesar de ser “graduado” ainda falta muito pra aprender é o melhor caminho.
Então, o respeito deve ser mútuo independente de faixa. Como? Se existe a hierarquia? Pense dessa forma:
O “iniciante” respeita aqueles que têm mais tempo de prática da arte visando aprender com ele e se tornar um graduado. Mas o “graduado”, também deve respeitar o iniciante, pois é com ele que o “graduado” irá aprender mais, assim sendo ele também tem de se enxergar como um eterno “iniciante” para sempre estar aprendendo mais e mais.
Quem pratica AIKIDO tem que tomar cuidado para não dizer: “Eu sei AIKIDO”. Podemos levar uma vida inteira e ainda não entender realmente a profundidade desta Arte. Todos nós somos “PRATICANTES”, independentes de ser iniciantes ou graduados.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nunca será esquecido!

Reishin Kawai, introdutor do aikidô no Brasil, faleceu aos 78 anos, em São Paulo, informou a União Sul-Americana de Aikido, da qual foi fundador. Ele sofreu um acidente vascular cerebral fatal na noite de terça-feira 26.
Kawai Sensei, como era conhecido por seus discípulos, nasceu no Japão e veio ao Brasil na década de 60, com o objetivo de introduzir e divulgar o aikidô na América do Sul. Com o passar dos anos, muitos de seus discípulos difundiram a arte marcial pelo País.
Reishin Kawai era também especialista em medicina oriental. Em sua vida, ele visitou comunidades nipônicas pelo Brasil, tratando da saúde de pessoas por meio da acupuntura e do shiatsu.
O mestre de aikidô tinha a saúde comprometida devido a uma operação de tumor na próstata, mas manteve-se ativo, dirigindo sua academia até o fim da vida. (http://madeinjapan.uol.com.br/2010/01/27)

Não dava pra acreditar nessas palavras, mas eram verdade, e oficialmente publicadas. Era como se não fosse possível uma coisa dessas. Imaginar que não veria mais KAWAI SENSEI na Academia Central e nem em encontros por todo o Brasil. E ouvir do seu jeito "HAI TÁ BOM" marcando o fim de cada KATA treinado.
E quanto aos novos alunos que sonhavam e um dia conhecer o introdutor do AIKIDO no brasil ficaram tão perplexos quanto eu. E como se um SUPER HERÓI morresse. Super Heróis não morrem. E quando morrem, ressucitam e voltam a conviver entre as pessoas. Mas KAWAI não voltará para nós, mas permanecerá entre nós, lembrado por tudo o que realizou em prol do AIKIDO. A cada novo praticante que surgir, nele haverá um pouco de KAWAI SENSEI.
Para mim, o sentimento de quem iniciou na arte no período em que KAWAI SENSEI esteve presente e o perdeu, pode ser comparado ao sentimento dos praticantes mais experientes que treinaram com MORIHEI UESHIBA "O SENSEI" e da mesma forma o viram partir. Ele sempre será uma figura marcante dentro do Aikido, principalmente no BRASIL. Foi um privilégio daqueles que tiveram a oportunidade de conviver e treinar com esse grande mestre. Uma vida dedicada ao AIKIDO. É com grande tristeza que todos os praticantes dão adeus.