domingo, 7 de novembro de 2010

CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS

    Já é notório de todos que praticam a mais tempo, que o AIKIDO é uma arte muito rica em vários aspectos. Marcialmente falando aprendemos manobras para defesa pessoal sem uso da força bruta com muita serenidade, energia e de mãos vazias(TAIJUTSU), aprendemos a utilizar e enxergar a versatilidade e rapidez do bastão curto(JOJUTSU), aprendemos a manejar e admirar a plasticidade e a tenacidade da espada de madeira(BOKKEN).
    São tantos técnicas, movimentos e tantas variações que com o decorrer do tempo e prática fundem-se fazendo surgir outras novas tornando impossível marcialmente dizer "EU SEI AIKIDO" principalmente porque, essa "MARCIALIDADE" é o caminho que todos os VERDADEIROS praticantes de AIKIDO utilizam para buscar a harmonia entre corpo, mente e espírito e depois com o próximo.
    Daí em diante vamos para o outro lado do que aprendemos na prática do AIKIDO. O lado filosófico e cultural. Com os profundos ensinamentos deixados por Morihei Ueshiba "O SENSEI" para que o aikido não fosse apenas mais uma arte marcial e sim um modo de vida. Uma forma de contribuir para a paz entre as pessoas e povos. Que uma vez iniciado a prática, o aikido fizesse parte da vida de cada um. No Dojo nos dias de treino; em casa, com a família e amigos, no trabalho, na escola,  o trânsito. Não importa o que estivesse fazendo sempre buscando essa integração corpo, mente e espírito, buscando estar sereno e focado evitando o descontrole emocional e consequêntemente evitando certos dissabores.
    Culturalmente e historicamente aprendemos mais sobre os costumes japoneses da época e consequentemente o que tem mudado daquele tempo para os dias de hoje onde alguns costumes mudaram e outros se mantem firmes e rígidos buscando não perder a identidade dos ancestrais. Além de toda essa gama de conhecimentos a ser adquiridos alguns SENSEIS também acabam por ensinar a seus alunos outras lições que eles adquiriram no decorrer de sua vida. No meu caso, tive a grande sorte de aprender um pouquinho com meu Sensei sobre massagem relaxante usando as palmas das mãos e as pontas dos dedos(SHIATSU) e exercícios para controle da respiração e energia.
    Sendo assim tudo o que aprendi tento transmitir aos novos praticantes, meus alunos e amigos que treinam comigo. De minha parte incentivei e ensinei a cada um como confeccionar seu próprio bastão(JO) e espada de madeira(BOKKEN). Alguns terminados e outros a começar. Por isso cada aula é importante para ficar sabendo das novidades.

À cada, falta muitos desses conhecimentos extras são interrompidos ou as vezes não seguem uma continuidade ou até mesmo perdidos. Por exemplo, devido às dúvidas sobre a língua japonesa e as palavras que são utilizada diariamente nos treinos foi feito uma proposta aos alunos que foi bem recebida. Adicionar alguns minutos depois da aula de sábado para estudar juntos JAPONÊS. Isso mesmo. A primeira aula já aconteceu e foi muito legal. Por isso àqueles que quizerem aventurar-se e estudar conosco, procurem ficar por dentro do que já foi estudado e pedir o material da primeira aula. Vamos aproveitar esses momentos para crescer e aprender juntos. No AIKIDO o aprendizado é para o resto da vida e o mesmo não tem fim. Como disse um sábio uma vez "...Não fique cheio de seus próprios pensamentos e ideias...". Mantenha-se vazio e receptivo à novos conhecimentos, assim cada dia você irá aprender uma coisa nova e nunca será o suficiente. Aproveitem!

Um comentário:

  1. Inegável os valores concedidos aos praticantes do Aikido, inegável o fato de que a cada dia eu melhoro como pessoa quando utilizo da sabedoria que recebi no tatame e inegável que as coisas que aprendo serão levadas comigo ate o tumulo e depois deste!

    ResponderExcluir