quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Nunca será esquecido!

Reishin Kawai, introdutor do aikidô no Brasil, faleceu aos 78 anos, em São Paulo, informou a União Sul-Americana de Aikido, da qual foi fundador. Ele sofreu um acidente vascular cerebral fatal na noite de terça-feira 26.
Kawai Sensei, como era conhecido por seus discípulos, nasceu no Japão e veio ao Brasil na década de 60, com o objetivo de introduzir e divulgar o aikidô na América do Sul. Com o passar dos anos, muitos de seus discípulos difundiram a arte marcial pelo País.
Reishin Kawai era também especialista em medicina oriental. Em sua vida, ele visitou comunidades nipônicas pelo Brasil, tratando da saúde de pessoas por meio da acupuntura e do shiatsu.
O mestre de aikidô tinha a saúde comprometida devido a uma operação de tumor na próstata, mas manteve-se ativo, dirigindo sua academia até o fim da vida. (http://madeinjapan.uol.com.br/2010/01/27)

Não dava pra acreditar nessas palavras, mas eram verdade, e oficialmente publicadas. Era como se não fosse possível uma coisa dessas. Imaginar que não veria mais KAWAI SENSEI na Academia Central e nem em encontros por todo o Brasil. E ouvir do seu jeito "HAI TÁ BOM" marcando o fim de cada KATA treinado.
E quanto aos novos alunos que sonhavam e um dia conhecer o introdutor do AIKIDO no brasil ficaram tão perplexos quanto eu. E como se um SUPER HERÓI morresse. Super Heróis não morrem. E quando morrem, ressucitam e voltam a conviver entre as pessoas. Mas KAWAI não voltará para nós, mas permanecerá entre nós, lembrado por tudo o que realizou em prol do AIKIDO. A cada novo praticante que surgir, nele haverá um pouco de KAWAI SENSEI.
Para mim, o sentimento de quem iniciou na arte no período em que KAWAI SENSEI esteve presente e o perdeu, pode ser comparado ao sentimento dos praticantes mais experientes que treinaram com MORIHEI UESHIBA "O SENSEI" e da mesma forma o viram partir. Ele sempre será uma figura marcante dentro do Aikido, principalmente no BRASIL. Foi um privilégio daqueles que tiveram a oportunidade de conviver e treinar com esse grande mestre. Uma vida dedicada ao AIKIDO. É com grande tristeza que todos os praticantes dão adeus.

Um comentário:

  1. Em nome daquele que não cheguei a conhecer, mas imensamente desejava. Dedico essa postagem, mesmo que não tenha valor algum, pois de nada vale palavras que não existem.

    Não devemos nos entristecer, pois acho que seria egoísmo, deveríamos nos alegrar, pois penso EU que ele morreu feliz por ter feito o que veio fazer, ele difundiu a arte em todo o país e tamanha sua devoção ao Aikido que não deixou de promovê-lo ate quando não pode mais. Em nome de Shihan Reishin Kawai, 8º DAN, alegremo-nos, pois assim talvez o desejasse e o celebremos por sua devoção e esforço, e novamente alegremo-nos por tamanha a nossa admiração por ele.
    Que esteja ao lado do fundador e ambos nos guiando.
    Descanse em paz.

    -arthur berbert, 4º Kyu.

    ResponderExcluir