segunda-feira, 1 de março de 2010

Iniciante e Graduado.

Em toda grande organização como todos sabem, há sempre uma HIERARQUIA a ser respeitada. Assim, acontece também nas artes marciais. No AIKIDO não é diferente, respeitando rigidamente essa ordem.
Para entendermos melhor a nossa Hierarquia irei descrever rapidamente aos MESTRES a quem devemos respeito e, sobretudo gratidão, especificamente me referindo à AIKIKAI (Japão) e União Sul-Americana de AIKIDO.

Morihei Ueshiba, “O Sensei”, primeiro DOSHU(Líder do Caminho)
Kisshomaru Ueshiba, filho de “O Sensei”, foi o segundo DOSHU, sucedendo seu pai.
Moriteru Ueshiba, neto de “O Sensei”, filho de Kisshomaru é o atual DOSHU.
Reishin Kawai, 8º DAN (in memorian) introdutor do AIKIDO no Brasil.
Oldair Amadeu 4º DAN (Dojo Sho), responsável pelo grupo na região.

Sendo assim, devemos sempre respeitar os mais antigos na prática do aikido, mesmo que eles tenham menos idade. É de suma importância que não deixemos essas regras de etiqueta e respeito de lado para que a tradição da arte marcial não se perca.
Ao mesmo tempo é preciso nos policiar. À medida que o praticante de aikido vai se graduando ele tem que ter consciência que a responsabilidade vai aumentando. O pensamento de que agora é um “graduado”, independente da cor da faixa deve ser levado muito a sério e não apenas no sentido de ser “MAIS” que o outro, que ainda está iniciando ou caminhando para chegar lá.
Muitos alunos têm a visão equivocada de que ao chegar à faixa preta (SHODAN), ele já sabe AIKIDO. Quando isso acontece, ele começa a pensar que não está mais aprendendo nada novo, que está mais ensinando aos “iniciantes” do que sendo ensinado como “graduado” pelo sensei em técnicas mais avançadas. Começa a ficar insatisfeito e/ou sai da academia, procura outra ou começa a dar aula por conta própria.
Ele tem que entender a necessidade de amadurecer tanto tecnicamente como espiritualmente (internamente). Ensinar é a melhor forma de aprender e enxergar nossos próprios erros. Ter humildade pra reconhecer que, apesar de ser “graduado” ainda falta muito pra aprender é o melhor caminho.
Então, o respeito deve ser mútuo independente de faixa. Como? Se existe a hierarquia? Pense dessa forma:
O “iniciante” respeita aqueles que têm mais tempo de prática da arte visando aprender com ele e se tornar um graduado. Mas o “graduado”, também deve respeitar o iniciante, pois é com ele que o “graduado” irá aprender mais, assim sendo ele também tem de se enxergar como um eterno “iniciante” para sempre estar aprendendo mais e mais.
Quem pratica AIKIDO tem que tomar cuidado para não dizer: “Eu sei AIKIDO”. Podemos levar uma vida inteira e ainda não entender realmente a profundidade desta Arte. Todos nós somos “PRATICANTES”, independentes de ser iniciantes ou graduados.

2 comentários:

  1. Luiz Sensei, gostaria de parabenizar pelo blog, muito bom e agradecer pela oportunidade de ter treinado em seu Dojo. Muito obrigado, esperavos sua visita. Ramon - Dojo Minamoto

    ResponderExcluir
  2. Ramon San, Eu em nome da academia, que agradeço a visita sua e de Ricardo. Espero que tenha sido proveitoso pra ambos. Aqui pode ter certeza que ensinaram muito aos alunos apenas praticando. Pena nossos horários baterem durante a semana. Mas sejam sempre bem vindos.

    ResponderExcluir