sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL E UM INEXPLICÁVEL ANO NOVO


"Até que não se sinta a verdadeira alegria do Natal, ele não existe. Todo o resto são aparências, são enfeites. Porque não se trata dos presentes, da neve, da árvore ou da chaminé. O Natal é o calor  que retorna ao coração das pessoas, a generosidade que se compartilha e a esperança de seguir em frente."

BONENKAI

     Um bōnenkai (忘年会, literalmente " esqueça o acolhimento" do ano), é uma confraternização japonesa que ocorre no final do ano, e é compreendido geralmente entre grupos de colegas de trabalho ou de amigos. A finalidade da confraternização, como seu nome implica, é esquecer as consternações e os problemas do ano passado, geralmente pelo consumo de grandes quantidades de álcool (que não foi o nosso caso rsrsrs).
     Um bōnenkai não ocorre em nenhum dia específico, mas são realizados geralmente em dezembro. Bonen - Despedida do Ano Velho; Kai - Reunião, Festa. As entidades, as empresas, os amigos costumam se reunir para comemorarem a despedida do Ano que está terminando, para se encontrarem pela última vez no ano, trocar cumprimentos, avaliar o ano e num ambiente de festa bebendo e comendo muito (também não foi assim rsrsrs).
     Alguns começam a realizar o Bonekai, já no fim do mes de novembro, pois em dezembro é comum encavalar muitas festas, que podem ser simples "kais" que são reuniões ou "enkais" que são banquetes. Portanto são eventos muito comuns na Comunidade Nikkey, herdado da Cultura do Japão que não dá muita ênfase as Comemorações do Natal.
     Cultura e costumes japoneses a parte nós fizemos nosso "bōnenkai" da nossa maneira. O que vale é esse encontro de amigos, o ambiente de cordialidade e descontração. Pena que muitos não puderam vir por motivos particulares, outros chegaram no fim mas marcaram presença. Mas não se preocupem outros encontros como esse virão rsrsrs dando oportunidade pra mais gente participar.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

OBSERVAÇÕES DE UM SEMPAI

     A austeridade da mente compromete o desenvolvimento pleno do aluno que com afinco e dedicação tenta progredir no caminho da energia e da harmonia. Uma mente rígida pode gerar disciplina para seguir o caminho, mas logo ela se torna como um rochedo impenetrável e assim a suave energia universal não flui, interrompendo o desenvolvimento do aluno.
     Aiki diz sobre a energia, mas como sentir realmente essa energia? Como saber que a energia que flui é realmente a energia dita a fluir? As técnicas iniciais são uma breve lição sobre a verdadeira pratica do Aiki, quando Aiki não se aplica mais ao corpo (tae), mas no controle (sabaki) das energias internas desse veiculo humano.
     Quando o aluno progredir verdadeiramente e perceber a realidade do que aprende ele poderá começar a compreender a energia dita em Aiki, em nenhum outro momento o neófito poderá senti-la, pois o entendimento do sentido de TAE SABAKI e AIKI é fundamental para a realização de tamanho empreendimento e como resultado a energia universal fluirá pelo corpo daquele que verdadeiramente compreende tai sabaki e Aiki.
     Para se compreender tai sabaki é necessário antes compreender sua essência, o Dan tian, a fonte verdadeira de toda energia vital. A relação de Dan tian com o corpo é tamanha que qualquer movimento é incapaz de se realizar sem ele, tanto movimento interno quanto externo do corpo. O empreendimento na tentativa de entender Dan tian leva o praticante a um novo nível de aiki, cujo sucesso do empreendimento ira ser visível em seus movimentos e expressão. Quando Dan tian for completamente compreendido o aluno passa a compreender o verdadeiro sentido de aiki, pois a energia universal acende previamente no aluno dando-lhe o entendimento da verdade por trás das técnicas empreendidas no treino.
     Após esse estagio o aluno passa a vislumbrar uma nova compreensão referente ao refinamento das técnicas já empreendidas com o intuito de chegar a completa perfeição, esta conseguida com a comuhão plena com o aiki.
     Assim finalizo meu pensamento sobre o caminho dito aiki em resulmo ao que penso.

Arthur Berbert - 2º KYU.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Observações De Uma Kohai - II

Novamente, procurei observar e concentrar o máximo que a minha capacidade permite - ou até mais - e descobri que o que somos dentro do dojo, é um reflexo da nossa real personalidade.
É perceptível a positividade integral do Sensei, a sede de aprender dos novatos e, a ânsia de ser ainda melhor dos "antigos". Cada qual com o seu jeito, buscando potencializar os pontos fortes que têm.
É engraçado a "tristeza" de quando o treino chega ao fim - todos estão exaustos, doloridos - e ainda querem continuar treinando.
É paradoxal! Onde já se viu, a energia vencer a força física? Um sorriso quando está doendo? Aprender a se defender em vez de atacar agressivamente? (Isso realmente, me fascina muito!)
No Aikido, percebi que a fé é de extrema importância, pois lá, você não vê de onde vem a energia que está fluindo, pensa que não tem nenhuma lógica no que está acontecendo... Somente quando está praticando, é que percebe que muitas coisas não precisam ter lógica para existirem e ainda serem fascinantes.
Concluí, então, que apesar de todos serem diferentes entre si, estão em busca de algo semelhante: a conquista do equilíbrio - que precisamos para as "batalhas" do dia-a-dia.

p.s.: Ficou horrível, mas eu não me contive e tive que vir aqui, falar das coisas que mais me fascinam nos meus Sábados de Aikido, eu já não estava mais aguentando de tanta saudades, rs.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ANIVERSARIANTES

Nossos sinceros parabéns aos ANIVERSARIANTES DO MÊS DE NOVEMBRO.

Felipe Guiso - 27/11/2011
Carlos Campos - 28/11/2011
Farlon Queiroga - 29/11/2011

Muitas felicidades, feliz idades, e que o próximo ano seja melhor. Que mais anos venham e possamos festejar juntos mais uma vez.

TANJOUBI OMEDETEOU GOZAIMASU!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

2º SEMINÁRIO DE AIKIDO - MINAMOTO DOJO

ATENÇÃO
Nesse fim de semana , dias 03 e 04/12/11, acontece o 2º Seminário de Aikido do Dojo Minamoto. Contaremos com a ilustre presença de Lagares Sensei, 4º Dan - Presidente da Federação Mineira de Aikido e mantenedor do Dojo Butokuden de Belo Horizonte. Sendo assim não haverá aula normal de sábado. Nos encontraremos as 14:00 em ponto em frente à academia para irmos juntos até o local do Evento.

O Seminário acontecerá no Dojo Minamoto, instalado na sede da Associação Nipo-Brasileira, à Rua Colômbia, nº. 44, Bairro Cariru - Ipatinga/MG. É preciso confirmação até quinta feira para possa fazer a inscrição ou quem quizer faça sua inscrição direto do blog do MINAMOTO DOJO ( www.minamotoaikido.blogspot.com )
 
Não percam essa oportunidade rara de treinar sob a orientação de Sensei Lagares (4º DAN), Sensei Nicolau (2º DAN) e em companhia de todos os companheiros aikidocas.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

3 ANOS DE AIKIDO EM FABRICIANO


      Domingo, dia 20 de novembro estaremos completando 3 anos de prática da arte AIKIDO em CORONEL FABRICIANO porém comemoraremos essa data no dia 19 na academia mesmo logo após o treino (17 horas).
      Então convido a todos os alunos, ex alunos, amigos de alunos que venham participar conosco desse momento especial. Levem algo para compartilhar com os demais (bebida, comida) e celebre conosco.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TREINO NO FERIADO - 15/11/2011


Saudações a todos. ATENÇÃO! A todos que pretendem ir treinar nesse feriado, a aula de terça será de manhã, de 09:00 as 11:30 aproveitando o tempo mais fresco. Assim todo mundo aproveita o resto do feriado com muita disposição. Espero a presença de todos.
Sayonara!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Observações de uma KOHAI

     Ainda não consegui entender, como tudo é tão diferente do que pensava. Quando parei para observar, com a permissão do Sensei, percebi que todos que estavam ali, estavam se superando, lutando contra si próprio, dando o melhor de si, aprendendo e se tornando cada dia mais, igual: cheio de limitações, de defeitos, de erros...
     Absolutamente todos tentavam se concentrar, erravam eram corrigidos de maneira sutil e sem constragimentos. Estamos aprendendo a nos tornar tranquilos e serenos (como o nosso Sensei), estamos nos esforçando para que todo movimento seja o mais espontâneo possível, da mesma forma como não pensamos para respirar, tentamos não pensar para realizar os movimentos.
     Observei também, que aquele que supostamente "apanha", quando cai, rapidamente procura se levantar da queda e partir novamente pra luta; engraçado que é exatamente isso que temos que fazer em nossos dia-a-dia, sempre que "cairmos", sabermos levantar pra continuar a lutar. O que mais me fascina é que aprendemos a cair de todas as formas, para que não nos machuquemos quando estivermos "lutando".     
     Além disso, é ainda mais fascinante aprender a se defender de forma pacífica, ao invés de atacar de forma agressiva.
     O que não me escapou das observações foram as fatalidades que aconteceram, engraçado que uma delas foi comigo, cheguei a chorar por não poder realizar o que foi ensinado junto com os outros. Achei tão fascinante essa força de vontade que há em todos que praticam -eu não consigo entender essa real magia da arte. Aliás, tiro a conclusão que não preciso entender certas coisas pra admirá-las.
     Portanto, em um momento introspectivo, agradeci por existir uma arte em que possui uma magia enigmática e me faz sentir tão bem - aliás todos que a praticam se sentem bem!
Só tenho a agradecer: Obrigada Luiz Sensei, sinceros abraços aos Amigos e Domo Arigato gozaimashita ao criador do Aikido: Morihei Ueshiba!
Por Carol san

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

AS MULHERES E O AIKIDO

     No Aikido a igualdade entre homens e mulheres pode ser vista em todos os treinamentos, pois as características do Aikido e suas técnicas não exigem força, muito pelo contrário necessitam de sensibilidade, percepção, sutileza, timing e inteligência. Além de paciência e dedicação no seu aprendizado. Todas estas e outras são características natas da mulher, por isso o Aikido ser tão indicado à mulher.

     O Aikido provê segurança, capacidade de defesa, determinação e segurança sem “masculinizar” a mulher, pelo contrário lhe confere equilíbrio e elegância, desenvolve a postura, coordenação motora e economia de movimentos tornando-a mais organizada e hábil em suas tarefas. A capacidade de concentração, paciência e relaxamento que se adquire através da pratica do Aikido auxiliam em vários aspectos do dia-a-dia seja no trabalho, estudo, vida doméstica e social.
    
     As técnicas, movimentos e exercícios respiratórios modelam o corpo e auxiliam na regulação de vários sistemas corporais, tais como: cardiovascular, respiratório, ósseo, etc. Auxilia também na diminuição do estresse e ansiedade.
    
    No mundo de hoje, infelizmente é quase obrigatório à mulher saber se defender, e nada melhor que uma arte que ofereça inúmeras formas eficientes e eficazes de se defender sem que para isso sejam necessários treinos “militares”, que violentem sua índole e personalidade ou educação, tornando-a ou incentivando a agressividade. O Aikido produz uma segurança pacifica e tranqüilizadora, que nasce de uma certeza inteligente sem colocar o praticante em risco desnecessariamente.
texto gentilmente cedido pelo blog MINAMOTO DOJO


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

AIKIDO, Pra Mim É TUDO Isso!

E quando tudo incomodar, respire!
Sem se preocupar com a estética e com o que os outros vão pensar,
inspire por completo e expire devagar,
de modo que tudo de negativo possa sair
e toda energia boa possa ficar.
Me disseram que a vergonha é normal,
a dor, o medo, os sonhos...
Tudo absolutamente humano e sensível.
O poder da energia vital habita em todos,
em mim, em você, nele ou naquela,
tinha mesmo pensado em não ir,
mas aprendi a confiar nela.
Tomei gosto por tudo isso,
não consegui nem disfarçar,
os sonhos ja fazem parte da minha vida
e vou fazer de tudo pra realizar.
Uma luta sem força é um paradoxo,
lá não!
Naquele lugar tudo é possivel,
é real, verdadeiro e único.
O respeito e a vontade ajudam a você a se discplinar.
Sim! Eu me identifiquei,
Já não dá mais pra disfarçar,
Disse que pode haver imprevistos,
mas enquanto eu puder,
eu quero estar lá!
Por Carol San, Faixa branca de AIKIDO

domingo, 2 de outubro de 2011

2º SEMINÁRIO DE AIKIDO DE CORONEL FABRICIANO

    
     Aconteceu no último final de semana (24 e 25/09/11) o 2º Seminário de Aikido de Coronel Fabriciano/MG, ministrado por Oldair Amadeu Sensei, 4º Dan de Uberlândia. As atividades foram organizadas pelo Dojo Jiseishin. O evento contou com a participação de Aikidocas de Fabriciano, Ipatinga e Ouro Preto. As atividades foram divididas nos dois dias sendo que no sábado foram ministradas aulas de Aiki-Jo em forma de kata e aplicações e no domingo técnicas de Kaeshi wasa e palestra de aprofundamento na arte. "AIKI" no dia-a-dia e parte de seu significado .
     No dia 24, sábado aconteceram ainda exames de graduação de kyu para alunos dos Dojos de Fabriciano e Ouro Preto. Na ocasião foram examinados e aprovados os alunos:
5º KYU - Carlos Soares Campos, Hortiz Martins Thomaz, Mario Luiz Drumond de Carvalho, Vinicius Sathler Horsts.
4º KYU - Carlos Felipe Noronha de Azevedo, Edézio Alves de Souza (Ouro Preto) e Magno Samir Elias (Fabriciano).
3º KYU - Matheus Ferro, Paulo Filipe Trindade Lopes (Ouro Preto) e Farlon Mateus (Fabriciano).
2º KYU - Ronan Massmann, Savio Gonçalves Carvalho (Ouro Preto) e Arthur Berberth (Fabriciano).
     No Domingo houve a entrega dos diplomas de outorga de graduação de Dan a Sensei Luiz Fernando, 2º Dan e Fred Sensei, 1º Dan.
     Aos aprovados a KYU, Parabéns a todos por mais uma etapa conquistada rumo ao verdadeiro começo. Aos professores com reconhecimento do DAN através do diploma que continuem firmes no caminho de difundir a arte do AIKIDO.
    Agradecimentos especiais a PROFESSOR TASSO GUERRA, Coordenador do curso de EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA do UNILESTE e a todos os responsáveis que puderam fazer novamente desse evento uma realidade. A sensei NICOLAU APOENA  e seus alunos, pela importante presença, apoio e amizade. A sensei FREDERICK HUNZICKER e seus alunos pela visita e participação. Foi muito importante pra todos nós. A RODRIGO GOMIDE mestre de TAEKWONDO e seus alunos pelo prestígio,  pelo apoio e amizade e a todos os visitantes, amigos e familiares
     Finalmente a sensei OLDAIR AMADEU, que nos brindou mais uma vez com sua presença e partilhou seu conhecimento com todos nós enriquecendo ainda mais o AIKIDO da região.
     "Seminários sempre são grandes oportunidades para aprimoramento técnico e confraternização entre os praticantes, contudo este se destacou pelo clima de fraternidade difundido por Oldair Sensei e multiplicado por cada um dos praticantes". Ramon San - 1ºkyu - Minamoto Dojo

Até o próximo encontro. Domo Arigato Gozaimashita

  












quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PROGRAMAÇÃO 2º SEMINÁRIO DE AIKIDO DE CORONEL FABRICIANO

     Saldações a todos.
    Agora sim está tudo confirmado e já temos toda a programação do Segundo Seminário de Aikido de Coronel Fabriciano.  
     Contando com o importante apoio do UNILESTE - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais  que por intermédio do professor Tasso Guerra tornará possível a realização desse evento.
  Dirigido por Sensei OLDAIR 4º DAN que nos presenteia com sua presença vindo de tão longe para compartilhar conosco seus conhecimentos e fazer realizar mais um exame de faixas para alguns alunos.
      Também estamos aguardando a presença dos amigos praticantes de OURO PRETO e de IPATINGA.
    Faltam apenas alguns dias. Aos que irão fazer o exame de faixas continuem treinando e aos demais amigos aikidocas contamos com a ilustre presença de todos. Grande abraço a todos e até lá.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

2º Seminário de AIKIDO em Coronel Fabriciano

Para oficializar o Seminário que acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, estamos postando aqui um cartaz provisório. Mais informações serão adicionadas ao mesmo  mais adiante, como possíveis colaboradores, a programação mais detalhada e horários.

domingo, 17 de julho de 2011

PROJETO SETEMBRO - ANO 2

     Depois do primeiro seminário de AIKIDO realizado em fabriciano, a espectativa era grande pra ver como a arte iria desenvolver na região para que o"PROJETO SETEMBRO"como ficou conhecido, pudesse vir a acontecer mais uma vez. Graças ao empenho e apoio de todos os envolvidos direta ou indiretamente com o AIKIDO está previsto para ser realizado novamente nos dias 24 e 25 de setembro.
     Mais uma vez, o seminário seguido de exame de faixas será presidido por SENSEI OLDAIR AMADEU (4° DAN) de UBERLÂNDIA, que gentilmente se dispôs a vir até nossa região para compartilhar conosco o conhecimento adiquirido durante tantos anos de treino e dedicação ao AIKIDO.
      O convite formal ainda será feito a todos os amigos AIKIDOCAS que participaram no ano passado e o cartaz com local, data, horário e programação será enviado a todos e postado aqui no BLOG.
     Aos que irão participar do KOSHUKAI é só aguardar. E aos que pretendem passar pelo exame de faixas treinar muito.
     Até lá

quarta-feira, 13 de julho de 2011

YUDANSHAKAI MINAMOTO E JISEISHIN DOJOS

     Estará acontecendo mensalmente um encontro entre os praticantes de AIKIDO de Ipatinga e Fabriciano para realização de um YUDANSHAKAI, (treino de graduados). Para que todos possam participar, antes desse treino sempre acontecerá um KOSHUKAI(treino geral).
     O primeiro encontro já aconteceu no sábado dia 18/06/11 no Dojo do 14º Batalhão de Ipatinga contando com a presença de Nicolau Sensei e muitos de seus alunos. De nosso grupo puderam comparecer 4 integrantes.
     Ouve um treino geral onde todos os praticantes, independente de graduações puderam participar. Em seguida aconteceu o treino somente para os graduados, com técnicas mais específicas e técnicas de Jo.
     Peço desculpas por não ter postado esse evento de grande importância pra todos nós e agradeço aos amigos de ipatinga pela iniciativa e o convite. Em breve será divulgado o calendário dos treinos que acontecerão mensalmente.
      Aconselho a todos que não percam essa oportunidade e se organizem para os próximos treinos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

TREINO ESPECIAL - INTRODUÇÃO AO JO (BASTÃO CURTO)

     Sábado, dia 2, aconteceu um treino especial para aqueles que não puderam participar dos outros encontros em ipatinga no PARQUE IPANEMA. Como fica difícil para todos irem até lá, esse dia foi todo dedicado a treinos com o JO(bastão curto).
     Na parte da manhã foram passados os principais fundamentos da arma, como etiqueta ao portar o JO, exercícios de fortalecimento, alongamento, postura, posicionamentos(5 kamaes) e movimentações básicas importantes para o treino com essa arma.
     Na parte da tarde o treino ficou por conta de rolamentos e os primeiros 5 movimentos do JO SUBURI.
              - Shoku Tsuki - Kaeshi Tsuki - Ushiro Tsuki - Tsuki guedan gaeshi - Tsuki jodan gaeshi.
    Tudo feito sem pressa visando absorver o máximo dessa aula. Espero que todos tenham gostado e que possamos fazer mais treinos desse e continuar o aprendizado. Logo abaixo alguns registros dessa aula.



terça-feira, 24 de maio de 2011

Leveza e Firmeza

Nós devemos possuir dois atributos: Leveza e firmeza. Sendo leves podemos nos adaptar ao ambiente, sentir a movimentação das formas densas nos empurrando e assim podendo harmonizar com elas. A leveza é algo que nunca para de se mover, pois tudo a impulsiona para um lado ou outro. Sendo firmes teremos a perseverança para não sairmos de um caminho, persistência para não sermos levados por qualquer direção. Persistência faz parte da firmeza, e persistir é nunca parar, podemos ver uma possível comunhão entre esses dois atributos que ao primeiro olhar são totalmente diferentes. Ter a leveza para suavizar e harmonizar com os desafios e ter persistência para não se deixar levar em qualquer direção
Seja leve, seja firme, viva Aikido

NOVO VÍDEO - UKEMI, FUNDAMENTO


segunda-feira, 16 de maio de 2011

CAMPANHA DO AGASALHO


     O frio está chegando, e muitas pessoas nessa época passam por dificuldades por não terem uma roupa melhor para se proteger e evitar um mal maior que um resfriado.
     Pensando nisso e procurando ajudar um pouco quem realmente precisa nós da ACADEMIA GOMIDE, tanto os praticantes de AIKIDO quanto os praticantes de TAEKWON-DO estamos recolhendo qualquer tipo roupa e/ou agasalho que irá servir para as pessoas mais carentes.
     Então vamos lá! Separe alguns minutos do seu dia ou noite. Olhe no seu guarda-roupa, procure na sua cômoda e dê uma geral no seu armário. É bem provável que vc achará algo que possa ser DOADO.
     Faça parte dessa campanha você também e ajude-nos a ajudar quem mais precisa mesmo que não seja da ACADEMIA.
    Mesmo sendo um aplicado aluno de uma arte marcial qualquer, contra o FRIO não dá pra se ESQUIVAR. A única técnica que irá funcionar é o CALOR HUMANO.

PONTOS DE ENTREGA:

ACADEMIA GOMIDE
Praça Salgado Filho, 20 - 2º andar - Centro
Coronel Fabriciano - MG

CHAVEIRO BRASIL
Rua Duque de Caxias, nº 117 - Centro
Coronel Fabriciano - MG

quarta-feira, 11 de maio de 2011

EXAME DE FAIXAS MINAMOTO AIKIDO

Oneigashimassu!


Caros alunos, sábado próximo, dia 16 haverá exame de faixas no DOJO MINAMOTO AIKIDO DE IPATINGA que gentilmente nos convidou a prestigiar e participar.

Antes do exame haverá uma aula especial onde todos poderão treinar. É uma ótima oportunidade para treinar , aprender e conhecer outros AIKIDOCAS estreitando cada vez os laços entre os praticantes de ipatinga e fabriciano. Vamos nos organizar para irmos todos juntos.

Previsão de saída da academia às 14:20.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

RETROSPECTIVA AIKIDO (parte 2)

     Pouco tempo depois a academia estava cheia de alunos e por nós vários passaram até que o fatídico dia em que eu olhei para o professor de aikido e ele por falta de alunos olhou pra mim chegou, estávamos sós e durante os quase 3 meses (creio eu) fiquei preocupado com o fato do tal saia preta ir embora por falta de aluno, mas enquanto aquela figura estivesse ali eu estaria disposto a fazer qualquer coisa para que ele ficasse.
     Eu havia tomado uma certa afeição pelo professor da arte que chamava malandramente de “fessor”. Foi um longo processo, pois uma hora de treino naqueles dias pareciam uma eternidade e a pobre alma já estava ficando com o repertorio vazio, pois o que me ensinaria se nem rolar eu sabia? Rolar, era esta a solução para os problemas do “saia-preta” e eu.
     Decidido a aprender a rolar eu dei tudo de mim, concentrei em entender os fundamentos do rolamento e aplicar a teoria em qualquer momento e após um curto tempo o tal momento havia chegado, ele me projetara ao longe e ao céu, naquele instante usei tudo o que ele me ensinara, flutuei lentamente e pude ver cada centímetro da queda que se concluiu com um perfeito rolamento (no susto), quando percebi a mim mesmo estava em gargalhadas (que se repetiriam sempre ao final de algo que antes não compreendia).
     O que aquele rapaz estava disposto a ensinar era algo real que eu podia confiar, e o mesmo valia pra ele, daí em diante foquei em aprender de forma rápida e eficiente, seguindo cada conselho quase ao pé da letra para que o “saia-preta” pudesse mostrar aos futuros alunos do que era feito um aikidoka, logicamente com minhas precárias habilidades eu não poderia fazer jus a isso e novamente me coloquei num período de determinação para aprender e melhorar, só que agora estava com instintos suicidas, fazia sem pensar no que aconteceria se caísse de forma errada, machuquei algumas vezes os ombros, mas hoje sei o que não fazer em um rolamento e em qualquer momento em que se está praticando AIKIDO. Não faça aqui pensando lá fora.
     Valera a pena, hoje sou faixa verde e me orgulho, pois me esforcei bastante, principalmente em seguir o que o “saia-preta” falava, ele era sábido das coisas e eu sentia isso.
Arthur Berbert (3º KYU)
CONTINUA...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SURGIMENTO DE VARIAÇÕES

     No meio de um treino as possibilidades de aparecimentos de variações do mesmo kata são inúmeras. Não pense, movimente-se! Não pense em certo e errado apenas faça muitas vezes até que o movimento faça parte de você.
     Basta não procurar por elas. Haja e movimente-se naturalmente. Você pode ter belas surpresas.
     A exemplo de um NIKYU aplicado com o queixo. A princípio o KATA treinado era USHIRO KATA ERI TORI que se trata de segurar o colarinho do tori com uma mão por trás. Uma pergunta e aí está o resultado. Espero que gostem. Espero que esse seja o primeiro de muitos vídeos.






segunda-feira, 18 de abril de 2011

Entendimentos (Parte 1)

     Na tentativa de explicar à um amigo o por que estilos de artes marciais sem uma origem definida (RAIZ)fazem sucesso acabei entrando no contexto do por que eles no fim acabam decaindo e justamente nesse ponto entendi do que se trata a arte marcial. Os estilos que são gerados a partir do conhecimento mundano acabam faltando com o senso de profundidade filosófica coerente e essa falta de compreensão sobre a mente humana faz a diferença entre as artes marciais mundanas e as que conseguiram sobreviver.
     Na visão comum a ARTE MARCIAL refere-se à arte da guerra e tem origem greco-romana, estando vinculada aos deuses MARTE, também conhecido como ARES. Assim, as artes marciais, segundo esta mitologia, são as artes militares ensinadas aos homens para uso em épocas de guerra.
     Hoje em dia as Artes Marciais passaram a ter outra conotação e a definição como a arte de combater outro individuo, uma tentativa de sobrevivência, justamente observando por esse ponto a visão comum torna a arte marcial uma verdadeira destruição fazendo-a perder seu papel na real tentativa de sobrevivência.
     Quando se compreende no fim de um longo estudo que a ARTE MARCIAL atual é desenvolvida para o auto-conhecimento assim chegamos ao verdadeiro poder de um praticante que entende que a batalha é interna(EU X EGO), entende que vencendo essa batalha teremos o controle de nossa mente e possuído tal controle ficaremos em paz como se nos bastasse a tentativa de sobreviver de nós mesmo.
     As artes marciais que sobreviveram trazem consigo uma vivencia impressionante nessa arte de auto-compreensão capaz de nos transformar por completo de macacos coléricos a inteligíveis seres humanos com imensa capacidade de ver as coisas como são fornecendo um conhecimento marcial capaz de subjugar qualquer que seja o problema vindo ate a mente.
     Assim concluindo posso afirmar que os estilos que sobreviveram ate os dias de hoje sobreviveram justamente pela capacidade de compreender as ansiedades que o homem possui, fazendo o espírito humano atingir seu ultimo objetivo, a paz interior.
                                                                                                 Texto: Arthur Berbert 3º KYU
                                                                                                                                                     Adendos: Luiz Fernando NIDAN

segunda-feira, 11 de abril de 2011

RETROSPECTIVA AIKIDO

     Lembro-me notoriamente do primeiro dia em que fiz uma aula de Aikido, tinha enfiado na cabeça que tinha de ir conhecer a arte, mas antes eu precisava conhecer o professor e então baixei TODOS os dados que consegui sobre ele, lembro-me de ter achado um maluco adepto do Aikido com o nome de usuário JISEISHIN, só depois descobri que era o próprio professor da tal arte marcial essa que só havia conhecido via Youtube e Wikipédia.
    No dia do treino cheguei pensando que havia terminado a tal aula de apresentação, mas depois que o professor chegara notei que estava adiantado, lá havia dois amigos que praticaram kungfu comigo, queríamos conhecer melhor os estilos internos. A aula começara. Não me recordo se havia a lendária moldura de O-SENSEI que tempos depois nos castigaria com um golpe (sem êxito) por estarmos sem os dogis, lembro-me daquela aula como se fosse há um ano, quatro meses e uns dias atrás, fizemos os cinco princípios, rolamentos e movimentações que embolaram a minha cabeça e ficou ainda pior quando ele começou a falar sobre um tal de vazio no kata chamado KAITEN NAGE.
    “Joga no vazio” falava aquela figura de saia preta. “que vazio” perguntava-me em pensamentos quando ele apontava o dedo mostrando o suposto lugar onde estaria o tal vazio. Acho que o tal vazio preencheu minha cabeça e eu quis entender melhor daquilo e aqui estou eu pouco mais de um ano treinando sem faltar nem um dia (quase). 
                                                                                                                                                                   Arthur Berbert (3º KYU)

CONTINUA...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ATUALIZAÇÕES E VISITAS

    Oneigashimassu!
    Depois de algum tempo sem atualizações estamos de volta. E para não perder nada do que aconteceu desde o último POST.
    Irei atualizar com as datas retroativas. E pra começar logo após o exame para 2º DAN, entre os meses de dezembro nas vésperas e de natal ano novo até fevereiro tivemos a felicidade de ter conosco a presença de uma querida amiga de Ouro Preto, aluna de Sensei Frederick Hunzicker.
Farlon, Amanda, Luiz Fernando, Arthur e Magno. Não perdoamos nem a véspera de Natal rsrs (23/12/2010)
        Conhecida pelos mais chegados por "CHIBI", treinou conosco durante esse período e conquistou novos adimiradores (Yure e sua mãe) com sua alegria e simpatia.
Farlon, Yure e Amanda (03/02/2011)
    Também ensinou, com sua postura dentro do tatame, mostrando a todos como se portar em uma aula e o que dizer "EM JAPONÊS" em cada situação.
    Muito obrigado pela visita. Volte sempre! E até a próxima oportunidade para treinarmos juntos.