quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

OBSERVAÇÕES DE UM SEMPAI

     A austeridade da mente compromete o desenvolvimento pleno do aluno que com afinco e dedicação tenta progredir no caminho da energia e da harmonia. Uma mente rígida pode gerar disciplina para seguir o caminho, mas logo ela se torna como um rochedo impenetrável e assim a suave energia universal não flui, interrompendo o desenvolvimento do aluno.
     Aiki diz sobre a energia, mas como sentir realmente essa energia? Como saber que a energia que flui é realmente a energia dita a fluir? As técnicas iniciais são uma breve lição sobre a verdadeira pratica do Aiki, quando Aiki não se aplica mais ao corpo (tae), mas no controle (sabaki) das energias internas desse veiculo humano.
     Quando o aluno progredir verdadeiramente e perceber a realidade do que aprende ele poderá começar a compreender a energia dita em Aiki, em nenhum outro momento o neófito poderá senti-la, pois o entendimento do sentido de TAE SABAKI e AIKI é fundamental para a realização de tamanho empreendimento e como resultado a energia universal fluirá pelo corpo daquele que verdadeiramente compreende tai sabaki e Aiki.
     Para se compreender tai sabaki é necessário antes compreender sua essência, o Dan tian, a fonte verdadeira de toda energia vital. A relação de Dan tian com o corpo é tamanha que qualquer movimento é incapaz de se realizar sem ele, tanto movimento interno quanto externo do corpo. O empreendimento na tentativa de entender Dan tian leva o praticante a um novo nível de aiki, cujo sucesso do empreendimento ira ser visível em seus movimentos e expressão. Quando Dan tian for completamente compreendido o aluno passa a compreender o verdadeiro sentido de aiki, pois a energia universal acende previamente no aluno dando-lhe o entendimento da verdade por trás das técnicas empreendidas no treino.
     Após esse estagio o aluno passa a vislumbrar uma nova compreensão referente ao refinamento das técnicas já empreendidas com o intuito de chegar a completa perfeição, esta conseguida com a comuhão plena com o aiki.
     Assim finalizo meu pensamento sobre o caminho dito aiki em resulmo ao que penso.

Arthur Berbert - 2º KYU.

Um comentário:

  1. Tem q haver muita dedicaçao.. para se conseguir realizar da melhor forma essas técnicas e compreende-las

    ResponderExcluir