quarta-feira, 31 de março de 2010

Pensamento ZEN do dia...

Um dia, um estudioso procurou um Mestre chamado NANIN para perguntar-lhe sobre o ZEN. Nanin ofereceu ao visitante uma xícara de chá. Ele despejou o chá numa xícara e, quando estava cheia, continuou a despejá-lo. O estudioso espantado disse:

_ Mestre, basta! Está cheia!

Então o mestre lhe disse:

_ Você é como esta xícara - cheio de seus próprios pensamentos e idéias. Se não ficar vazio primeiro, como posso ensinar-lhe sobre o ZEN?

_ Compreendo. Disse o estudioso

* Esvazie-se, só assim estará pronto para absorver novos conhecimentos.

Pense nisso...

terça-feira, 30 de março de 2010

Pensamentos ZEN do dia

Olá pessoal... Tudo começou como uma brincadeira de bom gosto para que eu mesmo e vocês alunos pensassem sobre e conhecessem um pouco do ZEN. Todo dia mandava um pensamento ZEN. Como a coisa pegou e quando eu não postava vocês me cobravam via msn, resolvi agora postar aqui no blog. Quem sabe assim vcs podem treinar também seu ponto de vista. Esse é o exercício. Ainda não é o que eu quero que seria a história. Quando tiver tempo eu faço hehehe. Por enquanto vai um desenhinho...
Pense nisso...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Visitas ao DOJO

Esses dois últimos fins de semana foram especiais para todos que treinaram. Tivemos visitantes de outras academias que vieram treinar e somar conosco experiências e mais conhecimentos. Creio que todos que treinaram nesses dois sábados puderam aprender mais com os convidados.
No sábado do dia 06 de março de 2010, tivemos o prazer de receber em nosso DOJO, dois faixas verdes alunos de Sensei Nicolau Apoena, (2º DAN) de Ipatinga (MINAMOTO DOJO).
Ramon e Ricardo com quem eu já havia treinado em ipatinga por duas vezes em ocasiões especiais. Uma, em um SEMINÁRIO dado por SENSEI ALCINO LAGARES seguido de exame e na segunda, em um treino geral seguido de exame de faixas.
Dessa vez, quem não teve a oportunidade de ir nesses dois eventos, pode interagir, trocar experiências e aprender com nossos dois visitantes. Infelizmente os horários de fabriciano e ipatinga coincidem durante a semana, senão essa troca poderia ser mais constante, e poderíamos também ir treinar juntamente com todos eles em ipatinga.
No sábado do dia 13 de março de 2010, recebemos a ilustre visita de um casal de AIKIDOCAS Alessandro Bertolini (SHODAN) e sua esposa Camila (4º KIU) alunos de SENSEI GILBERTO MARECOS (4° DAN) de Curitiba (SHUGYO DOJO). Ambos, Alessandro e Camila, estão passando um período em Contagem, Belo Horizonte a trabalho e vieram fazer essa visita e treinar conosco. Mais uma vez os alunos que treinaram nesse dia puderam ter o privilégio de treinar com AIKIDOCAS mais experientes, e aprender muito. Alessandro e Camila ensinaram muito a todos nós sem precisar dizer muito. TÉCNICA, POSTURA e ETIQUETA. Pontos fortes e preciosos para um grupo novo de AIKIDO. Apesar do calor, creio que o conteúdo do treino superou o incômodo. Os alunos que treinaram durante quase 3 horas gostaram muito de mais uma oportunidade de treinar com Aikidocas mais graduados.
No final, Alessandro disse algumas palavras sobre a importância de fazerem parte de um grupo novo de AIKIDO e pontos importantes, como GIRI (GRATIDÃO) aos mestres que me fizeram recordar de quando também era um iniciante e ouvi essa palavra pela primeira vez. Desde então é fundamental na minha vida.
Infelizmente, a pessoa que lhes escreve, esqueceu de registrar esses momentos com fotos e vídeos. Assim, esse post não terá fotos. Minhas desculpas à Ramon, Ricardo, Alessandro e Camila.
Certamente os momentos estão gravados na memória e no coração de todos nós. Da próxima vez será bem registrado para fazer parte da história do AIKIDO em Coronel Fabriciano.
DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Iniciante e Graduado.

Em toda grande organização como todos sabem, há sempre uma HIERARQUIA a ser respeitada. Assim, acontece também nas artes marciais. No AIKIDO não é diferente, respeitando rigidamente essa ordem.
Para entendermos melhor a nossa Hierarquia irei descrever rapidamente aos MESTRES a quem devemos respeito e, sobretudo gratidão, especificamente me referindo à AIKIKAI (Japão) e União Sul-Americana de AIKIDO.

Morihei Ueshiba, “O Sensei”, primeiro DOSHU(Líder do Caminho)
Kisshomaru Ueshiba, filho de “O Sensei”, foi o segundo DOSHU, sucedendo seu pai.
Moriteru Ueshiba, neto de “O Sensei”, filho de Kisshomaru é o atual DOSHU.
Reishin Kawai, 8º DAN (in memorian) introdutor do AIKIDO no Brasil.
Oldair Amadeu 4º DAN (Dojo Sho), responsável pelo grupo na região.

Sendo assim, devemos sempre respeitar os mais antigos na prática do aikido, mesmo que eles tenham menos idade. É de suma importância que não deixemos essas regras de etiqueta e respeito de lado para que a tradição da arte marcial não se perca.
Ao mesmo tempo é preciso nos policiar. À medida que o praticante de aikido vai se graduando ele tem que ter consciência que a responsabilidade vai aumentando. O pensamento de que agora é um “graduado”, independente da cor da faixa deve ser levado muito a sério e não apenas no sentido de ser “MAIS” que o outro, que ainda está iniciando ou caminhando para chegar lá.
Muitos alunos têm a visão equivocada de que ao chegar à faixa preta (SHODAN), ele já sabe AIKIDO. Quando isso acontece, ele começa a pensar que não está mais aprendendo nada novo, que está mais ensinando aos “iniciantes” do que sendo ensinado como “graduado” pelo sensei em técnicas mais avançadas. Começa a ficar insatisfeito e/ou sai da academia, procura outra ou começa a dar aula por conta própria.
Ele tem que entender a necessidade de amadurecer tanto tecnicamente como espiritualmente (internamente). Ensinar é a melhor forma de aprender e enxergar nossos próprios erros. Ter humildade pra reconhecer que, apesar de ser “graduado” ainda falta muito pra aprender é o melhor caminho.
Então, o respeito deve ser mútuo independente de faixa. Como? Se existe a hierarquia? Pense dessa forma:
O “iniciante” respeita aqueles que têm mais tempo de prática da arte visando aprender com ele e se tornar um graduado. Mas o “graduado”, também deve respeitar o iniciante, pois é com ele que o “graduado” irá aprender mais, assim sendo ele também tem de se enxergar como um eterno “iniciante” para sempre estar aprendendo mais e mais.
Quem pratica AIKIDO tem que tomar cuidado para não dizer: “Eu sei AIKIDO”. Podemos levar uma vida inteira e ainda não entender realmente a profundidade desta Arte. Todos nós somos “PRATICANTES”, independentes de ser iniciantes ou graduados.