terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADE: SEPPUKU OU HARAKIRI


Seppuku ou Harakiri (Hara: ventre, kiri: corte) é um ritual tipico dos samurais que consiste na obrigação ou dever de tirar sua própria vida em determinadas situações, ou quando o mesmo julga ter perdido sua honra.

A cerimonia consiste em o suicida banhar-se para purificar seu corpo e sua alma, com uma roupa branca especifica do seppuku, tomava uma xícara de saquê, sempre em dois goles e escrevia um haikai, logo entao ele pegava uma wakizashi, ou um tantô ou mesmo um punhal e cortava o seu abdomen - lembrando que o corte deveria ser sempre no abdômen pois era considerado o centro do corpo, do esprito e das emoções - no sentido horizontal sempre da direita para a esquerda, depois então deveria fazer um corte no sentido vertical formando assim uma cruz, deixando sua vísceras expostas para mostrar sua pureza de carater.

A morte dessa forma pode ser lenta e dolorosa, mas os samurais não poderiam demonstrar nenhum medo ou dor, mostrando haver total auto controle.

Ao lado do samurai ficava um parente ou amigo, o kaishakunin, que mantinha uma espada a posto caso o samurai não estivesse mais suportando a dor, o kaishakunin cortava-lhe a cabeça como um golpe de misericórdia, seria uma total falta de respeito se a cabeça do samurai rolasse diante de seus parente, que geralmente assistiam a execução. Era necessário que o kaishakunin fosse um exímio espadachim pois ele não poderia decapitar completamente o samurai, deveria cortar a cabeça mantendo ela presa no corpo e não fosse completamente degolada. A função do kaishakunin era um função muito honrosa e de muita responsabilidade.

O local que acontecia a cerimonia era muito importante, geralmente em templos shinto, jardins ou ate mesmo dentro de casa, o tamanho do local também era de grande importância, o ritual deveria ser calmo e sem atrapalhos.

O primeiro seppuku registrado foi o de Minamoto Tametomo, em 1170, figura quase lendária do clã Minamoto, se suicidou após perder uma batalha contra o também famoso clã dos Taira.

Seppuku também é uma demonstração de coragem, honra, lealdade e dignidade quando não cometido por punição ou castigo.

"Viva breve mas gloriosamente. A vida passageira de alguém é só uma preparação para a morte. A queda da flor é comovente quando é bela no galho e no momento final, como é feita  em cerimônia no ritual do seppuku, é realmente um momento de verdade" (Jack Seward's "Hara-Kiri" - TUT 1968 - A Good Introductory Guide)

Mário  san - 4º kyu