domingo, 27 de setembro de 2009

AIKIDO. Vencer X Perder / Combinado X Realidade

Muitas pessoas vem conhecer o AIKIDO buscando o esteriótipo de grandes artistas marciais que com poucos movimentos levam o agressor ao chão, visando uma arte marcial eficaz e poderosa que em certa ocasião poderá ajudar na sua própria defesa pessoal. Quando chegam a assistir a uma aula se deparam com uma arte marcial que não é tudo aquilo que viram na TV.
A aula é tranquila, com movimentos suaves, as pessoas não ficam o tempo todo em posição de defesa ou ataque e parecem não acreditar no que estão vendo, desacreditando totalmente na Arte marcial.
Assim a maioria vai embora antes mesmo da aula terminar e sem conversar com o professor(Sensei) ou instrutor que poderiam explicar melhor sobre o AIKIDO. Fica a dúvida. O AIKIDO é um sistema de defesa pessoal? Não! o aikido não é uma arte desenvolvida exclusivamente para defesa pessoal, mas pode ser usado para esse fim uma vez que a pessoa pratique não só tecnicamente, mas procure entender essa arte mais a fundo, o seu lado filosófico e interior.
É preciso entender que existem as artes marciais de luta (bujutsu) onde vencer é importante e quanto mais real for a pessoa terá a convicção de que realmente funciona. Já nas artes que seguem um caminho marcial (budo) como é o caso do aikido seguimos todo um caminho de auto-conhecimento dos limites do nosso corpo e do próximo para que não haja acidentes durante os treinos. Respeitar os limites de todos é fundamental e não há competição e nem uso de força.
Por isso acontece das pessoas pensarem que para defesa pessoal não funciona pois não tem como elas saberem se realmente vai funcionar sem botar a prova. Sempre os iniciantes precisam preparar o seu corpo para técnicas de projeção e torção. Para isso é preciso aprender a fazer todo tipo de ukemis(quedas) e condicionar o corpo para as várias torções e imobilizações que serão feitas e outras que poderão surgir expontâneamente durante os treinos. Pode parecer, mas todas as técnicas que no início são combinadas são de imensa importância porque através delas outras infinitas surgirão e nessa hora o praticante de AIKIDO tem que estar com o corpo preparado para harmonizar com o companheiro de treino e receber a variação que vai surgir.
No aikido, quem decide a técnica a ser aplicada é o agressor ou quem faz o seu papel e não quem está pra ser agredido. Nesse ponto o aikido é muito flexível podendo surpreender os praticantes.
Sendo assim, quem procura o AIKIDO simplesmente pelo fato de poder se defender, pode se frustrar e não seguir adiante. A arte marcial em sí tem muito mais a oferecer.